segunda-feira, 10 de março de 2008

Barreiro-Fátima 8/9 de Março 2008

Foi este o fim de semana tao esperado por todos nós..
Era uma das aventuras que eu ja queria fazer a bastante tempo!
Sexta Feira a noite foi um grande stress.. Tinha o quarto completamente desarrumado, a mochila que eu ia levar nao estava comigo.. Estava com um dos organizadores "desorganizados" do evento.. Foi-me entregar a mochila ja passavam das 22h... A essa hora ainda estava eu a montar a minha bike (suspensao, travao da frente e mudar a camara de ar de traz porque estava furada)
Depois de isto tudo, comecei a tentar arrumar a mochila com uma lista estampada no ecra do PC para nao me esquecer de nada.. E mesmo assim esqueci-me de umas coisinhas mas nada que me fizesse falta durante o F-D-S..
Apenas fui dormir ja passava da 1h da manha.. Ia acordar as 5h da manha.. Dormi pouco menos de 4h..
As 5h da manha o despertador toca.. Comecei-me a preparar.. A ver se nao me esquecia de nada. As 6 da manha fui encontrar-me com o Alex ao pe da minha casa.. Seguimos para os barcos do Barreiro para atravessar o Tejo até Lisboa.. As 7.30 ja estava o pessoal todo reunido em Lisboa.
La começou a "viagem"!! Uns nao levavam nenhuma mochila pois ja a tinha deixado no dia anterior no parque de campismo onde íamos prenoitar.. Outros levavam as mochilas as costas e havia quem levava um atrelado como este:
No inicio do primeiro dia (sabado) o percurso tinha muito alcatrao.. Passado uns bons km em alcatrao la entramos no meio do mato..
Sempre por estradoes e alguns singles tracks mas nada de complicado.. Muito rolante e bastante soft!! E com grandes paisagens!!

Tinha chegado a hora de comer, paramos para almoçar uma coisa soft por volta das 12h/13h.. Foram umas belas bifanas numa vilazinha.. Estavam muito boas.. Ainda estivemos la parados algum tempo!!

É de destacar que adormeci numa cadeira da explanada (pelo menos é o que dizem).
Começamos de novo a pedalar.. E como é normal o pessoal ia sempre perguntando quantos km faltavam.. E a resposta era sempre a mesma "Faltam 10 km" HAHA..

Já se começava a ver as indicações do caminho de Fátima:

Os km iam passando.. Fizemos as 2 subidas a "serio".. Ja tínhamos cerca de 125 km (quem partiu do Barreiro como foi o meu caso).. Já estava o sol a por-se.. Faltavam 5 km para o parque de campismo de Olhos de Agua.
Finalmente tinha chegado a hora do descanço.. Tomar banho jantar e dormir..
O dia seguinte começou logo um pouco depois das 6 da manha..

Pouco depois das 7h fomos tomar o pequeno almoço para as 8h partirmos em direcçao a Fátima



O dia começou logo com uma longa, inclinada e tecnica subida ainda nem 1 km estava percorrido! Foi bom para aquecer hehe..
Foi o o dia em que se fez menos km mas foi o que subimos mais!!
Era um constante sobe e desce até que apanhamos com uma subida muuuuuuuuito loooooonga, e vento contra para ajudar!!

Mas claro, depois de um eforço daqueles tínhamos que ser recompensados com uma magnifica paisagem =D



Como se diz.. "Depois de uma subida, ha sempre uma descida"
Neste caso foi uma descida mesmo brutal, que deu para passar os 70 km/h..

Depois de subir, descer, voltar a subir e descer de novo e assim sucessivamente, paramos num cafezinho para comer uns bolinhos e uns sumos (era preciso meter gordura hehe)

A partir daí, ja se começava a ver Fátima la ao looooonge, o entusiasmo foi aumentando o que deu origem a uma subida de ritmo.
Foi sempre nos 30/35 kmh até aos ultimos 3 km onde paramos numa localidade chamada "Barreiro" para o grupo se reagrupar e chegarmos em grande a Fátima


Enquanto esperavamos pela chegada do resto do pessoal andamos a divertirmo-nos nos baloiços e nos escorregas =D


Depois de 167 km feitos, os ultimos 3 foram muito duros hehe..
Fomos sempre bem devagarinho.

Depois de 170 km em BTT com um mochilão com uns 4 ou 5 kg,
Tínhamos chegado a Fátima


De salientar que nao houve nenhuma avaria, nem um unico furo em toda a viagem!!

Foi uma viagem mesmo Brutal.. Diversão, espirito de sacrificio, camaradagem e no final.. O objectivo realizado sabe tao bem!

Um dos meus sonhos é fazer a travessia de Portugal! Um dia hei de o realizar!

Nenhum comentário: