terça-feira, 23 de março de 2010

Primeira Maratona da Taça de Portugal Leiria


Depois de um dia de descanso ja consigo fazer o rescaldo da Primeira Maratona da Taça de Portugal.

Foi a primeira maratona que fiz com um elevado grau de dificuldade. O que mais me assustava nem era a distância, mas sim a altimetria "será que vou conseguir gerir o esforço?"

A partida foi feita por box´s, conforme o numero de dorsal de cada participante, o meu dorsal era o 256. Logo parti com mais de 200 atletas federados a minha frente. Os primeiros quilometros foram em alcatrao, acelarei um pouco para passar o maior numero de atletas possivel para evitar engarrafamentos nos trilhos iniciais.

Logo que entramos no mato começamos a apanhar bastante lama, fui sempre a tentar gerir o esforço ao maximo, sempre a beber agua etc para não "empenar" e andar em sofrimento nos últimos quilometros.

O percurso era excelente mesmo, muito bem marcado, muito técnico e com muita pedra o que nos obrigou a fazer bastantes subidas com a bicicleta as costas pois as bicicletas nao tinham tracçao.

Ao quilometro 30 (+-) apanhamos a subida mais longa e mais dificil. Parecia como um colega meu disse "500 cai de costas da Arrábida". Para além de longa (2.5km) tinha inclinações brutais.

Na subida senti-me bastante bem, mas depois da subida fiquei com as pernas cansadas mas ate recuperei bastante bem conseguindo voltar ao ritmo inicial.

As descidas eram brutais, por vezes custavam mais que as subidas.. Muitas pedras/rochas e algo perigosas por vezes (de vez em quando apanhava com cada susto hehe)

Houve 3 abastecimentos, apenas parei no último pois ja tinha pouca água.

Fiquei com bastantes dores nas costas devido ao tipo de terreno. Pelo que ouvi dizer já não iremos apanhar mais nenhuma maratona da Taça com este tipo de terreno tao duro.

Cheguei com 75km, cerca de 2200 metros de altimetria e 4.27h de prova conseguindo 7 lugar em Sub23 e 113º lugar na geral.

Resumindo: Para a primeira prova deste género fiquei bastante contente com a minha prestação. nem eu estava a espera que me corresse tão bem.

Os meus sinceros pêsames a familia e amigos do nosso colega de 45 anos que faleceu na Maratona. O pessoal levanta-se cedo para se divertir e depois acaba-se com noticias destas...

Cumprimentos,
Fábio Abreu

9 comentários:

Hernâni disse...

Parabens!
excelente resultado!


www.cagareus.blogspot.com

Unknown disse...

Parabêns Fábio...continua a treinar forte, pois vais ver que vais começar a galgar lugares
Pode ser que o nº do teu dorsal já seja mais baixo da próxima vez!!!!

Joaquim Nobre (JJ©N) disse...

Parabéns Fábio!
és o maior (e ainda vais crescer mais :)

Abraço

J.Castelo disse...

Parabéns puto. Grande prova. Na próxima já partimos mais à frente. :)

Unknown disse...

Parabèns miúdo...Andava a ver se sabia como te tinha corrido a tua 1ª Maratona como federado e finalmente tive notícias tuas ... fico contente por ti .... Força.
Ah e gostei bastante de te ver em Rio de Mouro, só tive pena foi que não tivesses o apoio que merecias ... 1 abraço L. Junho

David Rodrigues Quelhas disse...

Excelente resultado para a primeira prova como federado, força nisso que agora é só a subir lugares.

Marco Guerra disse...

Fábio muitas felicidades no teu percurso.
Este resultado é a prova que és um diamante por lapidar ;) espero que alguém apareça e te de o destino merecido, uma equipa de topo.

Força aí para melhores resultados
Abraço

Anônimo disse...

ya eu sei como e que essa prova era lixada mas nao te preocupes vais um grande atleta.
Mas parabens na mesma

Anônimo disse...

Parabéns Fábio

:)

espero que continues a realizar os teus sonhos e que chegues mais alto nas classificações

;)



beijinhos** sara