terça-feira, 25 de maio de 2010

5ª Maratona Cidade do Barreiro

Neste domingo participei pela 4ª vez na Maratona do Barreiro.

Este ano com partida feita na Mata da Machada proporcionado-nos mais quilometros para percorrermos na Serra da Arrábida. A zona da partida era excelente se não houvesse aquele areal todo, mas sei que não é facil arranjar outro locarl para se realizar a partida dentro da Mata da Machada. A ligação da Mata até A Arrábida foi feita por estradoes muito bem escolhidos. Apesar de ja conhecer praticamente todos os sitios onde passamos, fez-me relembrar os bons velhos tempos quando comecei a andar de bicicleta, passei em locais "old school" já nao passava la ha uns dois anos!

A minha prestação:
As 8h e pouco fui fazer o controlo 0 e deixei  a bicicleta na partida a marcar lugar enquanto fui preparar o resto das coisas junto ao carro. Estranho, quando cheguei ao local da minha bicicleta, estava muito mais pessoal a frente, malta que chega a 10/15min antes da partida e passam todos os que ja la estavam mais cedo, ao menos faziam como eu e outros que vao mais cedo e deixam as bicicletas a marcar presença, é uma falta de respeito!
Ainda assim parti um pouquinho atraz mas consegui meter-me na frente passado uns poucos quilometros.
Tentei acompanhar um colega de treinos, o Espadinha, mas so na Serra é que reparei que era andamento a mais para mim hehe, ele aos poucos foi-se indo embora. La consegui ir matendo um certo ritmo, houve uma altura que fui um pouco abaixo, fiquei sem agua, mas quando passei pela loja VBBikes tinha la um bidon preparado para mim, soube mesmo bem :D, voltei a aumentar um pouco o ritmo depois da subida das vacas (tinham umas placas engraçadas a incentivar)
A chegada a meta foi mesmo para dar o que tinha, fui "obrigado" a ir ao sprint com um dos adversários mais proximos (Elite) e lá me safei "facilmente", conseguindo assim ir ao podio.


Tinha em mente ficar nos 10/15 primeiros da geral e ir ao podio no meu escalao ( < 30 anos = sub23/elites )e assim foi, 11º na geral e 3º em Sub23/Elites com 80km, 1650 de altimetria e 3.48h a pedalar.

Queria agradecer a todos os que ao longo do percurso iam apoiando, sabe bem ouvir pessoas que nem conhecemos a gritarem o nosso nome, e aquelas que ja conhecemos, torna-se especial.

Abraços

Fábio Abreu

quinta-feira, 13 de maio de 2010

3ª Prova da Taça de Portugal - Arouca XCM

Maratona de Arouca...
A Maratona mais dura até hoje!
Desloquei-me para Arouca no dia Anterior, quase ao final da tarde.
Sabado, tendo sido um dia inteiro de chuva, já se fazia esperar um percurso perigoso pela zona cheia de pedra que era e alguma lama.
No domingo la acordamos as 7h e pouco para nos deslocarmos para o local da prova que era a 20min de carro donde tinhamos passado a noite.
O levantamento dos dorsais foi bastante demorado e a partida também. Supostamente a partida seria as 9.30 e só foi dada perto das 10h.
O percurso era bastante lindo mas muito duro mesmo.

Ou se subida ou descia e as poucas zonas planas não deixavam descansar, eram so pedras e calhaus.
Até me estava estava a sentir bem fisicamente e consegui arranjar um grupo que levava um ritmo onde me sentia bastante bem, mas, mais tarde comecei a ter muitas dores nas mãos de fazer força no guiador e a travar nas descidas e foi isso que me fez perder o grupo, obrigando-me a fazer o resto da prova sozinho ao ritmo que me sentia bem. O objectivo seria acabar e assim foi :D.



Terminei com 74km, 2500m de acumulado de subidas em 5.35h

PS: Até os abastecimentos eram em subidas hehe

sábado, 8 de maio de 2010

2ª Prova da Taça de Portugal - Alte XCM

No passado dia 25 de Abril realizou-se a 12ª edição da Maratona de Alte.

A VBBikes Team deslocou-se a Alte com 4 atletas para os 100km.

 Alte, sendo uma "terriola" pequena, tinha pouco espaço para tanta gente, nao dando "espaço" para os atletas fazerem um bom aquecimento, eram carros dum lado para o outro junto com bicicletas etc.

A partida foi feita por box´s como na Maratona de Leiria, mas desta vez cada atleta tinha o dorsal consoante o raking deste ano, sendo assim ja parti um pouco mais a frente!

As 10h quando se deu a partida ja estavam mais de 20º mostrando ja que iria ser um dia de calor.

A maratona começa logo um uma subida em alcatrao entrando no mato mais a frente.
Tentei desde o inicio gerir o esforço, afinal de contas eram pouco mais de 100km.
Percurso excelente (nunca pensei que o Algarve fosse tao bonito), muito bem marcado, sem margem para duvidas. Paisagem de cortar a respiração, um singletrack bastante longo ao lado do rio e mais a frente pequenas quedas de agua. LINDO :D



Senti-me sempre bem, umas vezes ia mais abaixo mas nada de especial, ao quilometro 90 berrei mesmo, ia a rolar a 12/13kmh, pensava eu que iria demorar ainda mais de 1h pois ainda faltavam mais de 10km.
Mais a frente era uma subida em alcatrao, fui buscar forças não sei onde e consegui recuperar nessa subida ha vontade 10 lugares, mas perdendo dois deles a 2km da meta a rolar.

Acabei a maratona com 106km, 2080m de acumulado em 5.13h

Adorei :D

Próxima será na Arouca, la para o Norte ;)