terça-feira, 23 de março de 2010

Primeira Maratona da Taça de Portugal Leiria


Depois de um dia de descanso ja consigo fazer o rescaldo da Primeira Maratona da Taça de Portugal.

Foi a primeira maratona que fiz com um elevado grau de dificuldade. O que mais me assustava nem era a distância, mas sim a altimetria "será que vou conseguir gerir o esforço?"

A partida foi feita por box´s, conforme o numero de dorsal de cada participante, o meu dorsal era o 256. Logo parti com mais de 200 atletas federados a minha frente. Os primeiros quilometros foram em alcatrao, acelarei um pouco para passar o maior numero de atletas possivel para evitar engarrafamentos nos trilhos iniciais.

Logo que entramos no mato começamos a apanhar bastante lama, fui sempre a tentar gerir o esforço ao maximo, sempre a beber agua etc para não "empenar" e andar em sofrimento nos últimos quilometros.

O percurso era excelente mesmo, muito bem marcado, muito técnico e com muita pedra o que nos obrigou a fazer bastantes subidas com a bicicleta as costas pois as bicicletas nao tinham tracçao.

Ao quilometro 30 (+-) apanhamos a subida mais longa e mais dificil. Parecia como um colega meu disse "500 cai de costas da Arrábida". Para além de longa (2.5km) tinha inclinações brutais.

Na subida senti-me bastante bem, mas depois da subida fiquei com as pernas cansadas mas ate recuperei bastante bem conseguindo voltar ao ritmo inicial.

As descidas eram brutais, por vezes custavam mais que as subidas.. Muitas pedras/rochas e algo perigosas por vezes (de vez em quando apanhava com cada susto hehe)

Houve 3 abastecimentos, apenas parei no último pois ja tinha pouca água.

Fiquei com bastantes dores nas costas devido ao tipo de terreno. Pelo que ouvi dizer já não iremos apanhar mais nenhuma maratona da Taça com este tipo de terreno tao duro.

Cheguei com 75km, cerca de 2200 metros de altimetria e 4.27h de prova conseguindo 7 lugar em Sub23 e 113º lugar na geral.

Resumindo: Para a primeira prova deste género fiquei bastante contente com a minha prestação. nem eu estava a espera que me corresse tão bem.

Os meus sinceros pêsames a familia e amigos do nosso colega de 45 anos que faleceu na Maratona. O pessoal levanta-se cedo para se divertir e depois acaba-se com noticias destas...

Cumprimentos,
Fábio Abreu

sábado, 13 de março de 2010

Prova do Trofeu de Sintra 14 de Março XCO

Depois de se ter "pensado" que a equipa da VBBikes iria participar na ultima prova de Coruche, o director desportivo Vitor decidiu entao que iriamos fazer a primeira prova do trofeu de sintra, servindo como treino e convivio, entao, amanha, dia 14 de Março realiza-se a primeira prova do Trofeu de Sintra em Aguas de Moura que está integrada no Campeonato Inter-Regional da zona B.

As inscrições para as categorias de competição estão abertas das 09, às 12h00, e das 13 às 14. Para a categoria de escolas federados e não federados iniciam das 14.00 às 16.00h.
O circuito tem a extensão aproximada de 5 quilómetros.
A 1ª prova tem início às 14h30 para as categorias de competição: Promoção; Cadetes, Juniores; Sub/23; Elites, e Veteranos A B C e femininas. A partir das 16h30 realizam-se as provas para as categorias de Escolas.
A cerimonia protocolar e de entrega de prémios está agendada para as 17H30. 

Programa:
08H30- Abertura do circuito para treinos livres
09H15- Abertura do secretariado
12H00- Encerramento do circuito e do secretariado
13H00- Abertura do secretariado
14H00- Encerramento do secretariado
14H15- Abertura do secretariado na Categoria de Escolas e Chamada das Categorias de Competição.
14H30- Partida da Corrida para Juniores; Sub/23; Elites, Veteranos, Promoção; Cadetes, e Femininas16H00- Encerramento do secretariado da categoria de Escolas
16H15- Chamada das Categorias de Escolas
16H30- Partida da Corrida para Escolas
17H30- Cerimónia de entrega de prémios para todas as categorias
LOCAL PARA BANHOS :
Os banhos são nos balneários Exteriores da Escola Secundária Leal da Câmara junto ao Pavilhão.

A VBBikes irá estar presente amanha com força ;)

Cumprimentos

quarta-feira, 10 de março de 2010

Taça Coruche XCO 14 Março (Participação Cancelada)

Neste domingo irá ser a última prova da Taça de Coruche, ao que parece será um percurso bastante técnico.
Conta-se pelos dedos de uma mao as provas de XCO que eu já participei, muito poucas mesmo e sempre como promoção (2 voltas), desta vez irá ser a primeira prova federado e irei dar 7 voltas.
Não é uma prova importante para mim, mas claro, irei dar o meu melhor.

Cadetes, Veteranos B e C = 4 voltas
Juniores e Veteranos A = 5 voltas
Elites e Sub23 = 7 voltas

http://www.strixteam.blogspot.com/

Cumprimentos ;)